Veja quantas doses cada cidade goiana terá para a 1ª etapa de vacinação contra a Covid-19

Veja quantas doses cada cidade goiana terá para a 1ª etapa de vacinação contra a Covid-19

Secretaria de Saúde usou como critério número estimado de habitantes de cada município. As 18 regionais do órgão receberam as doses na segunda-feira e seguem com a distribuição para as demais cidades nesta terça-feira.

Por Vanessa Martins e Guilherme Rodrigues, G1 GO


 


Vacinas contra Covid-19 chegam a Goiânia 

 

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) dividiu as 183.080 doses da CoronaVac que chegaram a Goiânia entre os 246 municípios goianos. Segundo a pasta, o critério usado para saber quantas vacinas iriam para cada cidade foi o número estimado de pessoas que se encaixam nos critérios da primeira fase em cada município, baseado nas campanhas de vacinação recentes.


Veja quantas doses cada cidade de Goiás deve receber

Confira algumas perguntas e respostas sobre a vacinação em Goiás

No total, foram distribuídas 90.280 doses - o suficiente para imunizar as 87.127 pessoas que fazem parte dos quatro primeiros grupos prioritários. O excesso de 3.153 doses é uma margem de segurança da SES, já que os números dessas populações podem ter crescido desde a última campanha de vacinação de influenza - usada como base nos cálculos da Saúde.


As outras 92,8 mil doses devem ficar armazenadas para serem distribuídas quando todos foram tomar a 2ª dose - o que deve acontecer entre o 14° e o 28° dia após a aplicação da 1ª dose.


O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), informou que 2,1 milhões de pessoas em Goiás fazem parte dos grupos a serem imunizados em todas as fases, seguindo as diretrizes de prioridade determinadas pelo Ministério da Saúde (MS).


1ª IMUNIZADA EM GOIÁS: Idosa moradora de abrigo é a 1ª vacinada contra Covid-19 em Goiás

VACINAÇÃO EM GOIÂNIA: Imunização do primeiro grupo alvo começa na quarta-feira (20)

VACINAÇÃO NO ESTADO: Goiás recebe 183 mil doses da CoronaVac

Transporte das vacinas

As vacinas foram levadas a cada regional por quatro caminhões refrigerados e dois aviões. As aeronaves foram usadas para entregar as doses nas unidades mais distantes: Posse e Campos Belos de Goiás.


De acordo com a SES, todas as vacinas foram entregues às 18 regionais do órgão ainda na segunda-feira (18). O processo de distribuição para que as doses cheguem a cada cidade deve continuar nesta terça-feira.


Maria Conceição da Silva, de Anápolis, primeira vacinada em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Maria Conceição da Silva, de Anápolis, primeira vacinada em Goiás —  

Primeiros goianos vacinados

Uma moradora de um abrigo de idosos em Anápolis foi a primeira goiana a receber a vacina contra a Covid-19 em Goiás. A dose foi aplicada pelo próprio governador Ronaldo Caiado, que é médico, na tarde de segunda-feira. Maria Conceição da Silva, de 73 anos, tem seis filhos e trabalhou como doméstica e gari.


Em Goiânia, a técnica de enfermagem Paulete Pereira dos Santos, de 50 anos, foi a primeira profissional da saúde de Goiás a receber a vacina contra o coronavírus. A dose também foi aplicada pelo governador.


Horas depois de vacinar Paulete, Caiado vacinou o segundo profissional de saúde no estado. O técnico de enfermagem Reinaldo Barcelos Ferro Júnior, de 35 anos, que atua desde abril em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade Municipal Celia Câmara (HMMCC), que estava voltado ao atendimento para pacientes com Covid-19.


— Foto: Reprodução/TV Anhanguera 

Fonte G1goias