Quantos papas já existiram na história da Igreja Católica?

Quantos papas já existiram na história da Igreja Católica?

Duração:
15 minutos

Quantos papas já existiram na história da Igreja Católica?

De São Pedro ao Papa Francisco, a sucessão apostólica da Igreja soma 266 pontífices ao longo de dois milênios.


A Igreja Católica já teve 266 papas desde o início do cristianismo, segundo os registros oficiais do Vaticano. A sucessão começou com São Pedro, considerado o primeiro papa, escolhido diretamente por Jesus Cristo, e se estende até o atual pontífice, Papa Francisco.

O título de papa – do latim papa, que significa “pai” – representa a autoridade máxima da Igreja Católica. O bispo de Roma é reconhecido como sucessor de Pedro, guardião da doutrina cristã e líder espiritual de mais de um bilhão de fiéis ao redor do mundo.

A maioria dos papas ao longo da história foi italiana, sobretudo romanos. No entanto, também houve pontífices oriundos de países como França, Grécia, Síria, Alemanha, Polônia, Espanha, África e, mais recentemente, da Argentina, com a eleição do Papa Francisco em 2013 – o primeiro latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o trono de Pedro.

Entre os pontificados mais longos da história está o de Pio IX, que governou a Igreja por mais de 31 anos, de 1846 a 1878. Já o mais curto foi o de João Paulo I, que faleceu 33 dias após sua eleição, em 1978.

O nome “João” é o mais repetido entre os pontífices: 23 papas o adotaram. Outros nomes recorrentes incluem Gregório, Bento, Clemente e Inocêncio.

Apesar de algumas interrupções históricas causadas por cismas e disputas políticas – com a existência de antipapas em períodos específicos –, a sucessão papal se manteve ininterrupta por quase dois mil anos.

A contagem atual considera apenas os papas legitimamente reconhecidos pela Santa Sé.